2 de agosto de 2011

Vereadores da Bancada do PT Candiota visitam CIENTEC em Porto Alegre

Agenda na CIENTEC - Fundação de Ciência e Tecnologia

O vereador Valmir Cougo esteve no dia 27 de Julho, juntamente com o vereador João Couto, na CIENTEC – Fundação de Ciência e Tecnologia, em Porto Alegre, onde se reuniu com os senhores José Aloísio Kunzel, superintendente de produção; Dr. Geólogo Geraldo Mário Rohde, gerente do Departamento de Meio Ambiente e Oleg  Zwonok, geólogo e pesquisador do DEMAMB da CIENTEC.  
Os vereadores relataram a existência em Candiota de uma cooperativa organizada e registrada que gostaria de produzir tijolos cinza-cal, o que a CIENTEC já produz há algum tempo. 
Para tanto, os vereadores questionaram a possibilidade da CIENTEC auxiliar na criação de projeto que especifique as viabilidades técnicas do empreendimento como também na qualificação dos trabalhadores envolvidos diretamente com a produção. Ações que capacitarão a cooperativa a produzir tijolos e outros artefatos a partir da cinza.
O projeto buscaria como parceiros à CGTEE, CRM e outras empresas da região.
Foto: Site Cientec
Tanto o senhor  Geraldo Mário Rohde quanto o engenheiro Oleg Zwonok reforçam que temos em Candiota um excelente material que pode ser utilizado tanto para fabricar tijolos quanto na pavimentação, fabricação de meio-fio, dentre outros materiais que ainda estão em estudo.

 
“Temos cinza de sobra, diz  Dr. Geraldo, e essa cinza vai fora, e o que é pior, paga-se para ir fora um material que pode ser usado e transformado em fonte de renda para os integrantes da cooperativa, que não seriam os únicos a ganhar com esse empreendimento”.

Pensando nos princípios da sustentabilidade, o uso racional de todos os recursos a partir da extração do carvão parece ser uma prioridade.
A utilização da cinza na produção de tijolos representa  economia para a usina e ganho para a população. Segundo o Dr. Geraldo, estamos jogando fora um minério muito importante, que pode substituir, dentre outros elementos, a argila e a brita granulada.
O vereador Valmir Cougo sugeriu que se organizasse um seminário em Candiota onde a população obtivesse maiores informações sobre o assunto, abrindo espaço para uma discussão mais ampla que despertasse o interesse dos indivíduos e das empresas locais.
Por estarmos no maior polo energético do Brasil, o engenheiro Oleg sugere a criação de uma escola técnica que especialize a população para trabalhar com a cinza, tanto para produção de materiais de construção convencionais como alternativos.


CIENTEC
Fundação de Ciência e Tecnologia
Rua Washington Luiz, 675
Porto Alegre - RS, 90010-460
(051) 3287-2000

Por Sônia Adriana Moreira Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário