Reuniram-se na quarta-feira dia 17 de Agosto na João Emílio os associados da COOTRACAN (Cooperativa de Trabalhadores de Candiota), o prefeito Luiz Carlos Folador os vereadores João Couto, Valmir Cougo e ainda representantes da CREHNOR (Cooperativa Horizontes Novos), conveniada da prefeitura para executar projeto de financiamento habitacional para área urbana e rural de Candiota.
João Couto começou a reunião informando ter protocolado nesta quarta-feira, junto à Câmara de vereadores, Anteprojeto de lei que solicita declarar a área da cooperativa “zona especial de interesse social”, medida que estimula a regularização fundiária do terreno o que por sua vez garantirá o acesso a prestação de serviços essenciais como o de rede elétrica;
“Esta medida economizará aos associados aproximadamente 50 mil reais, custo que seria cobrado pela implantação de rede elétrica em novo loteamento urbano.”
O prefeito Luiz Carlos relembrou o licenciamento encaminhado à Fepam em 2003 e que fora arquivado por falta de laudo geológico:
“Hoje em Candiota o licenciamento das áreas com até cinco hectares pode ser feito pela Prefeitura, e é neste sentido que estamos mobilizando toda nossa equipe técnica.”
Prefeito Luiz Carlos elogiou a mobilização do grupo. |
O vereador Valmir Cougo sugeriu medidas preventivas para a segurança dos moradores:
“O acesso ao loteamento deve ser pensado de forma a neutralizar a saída de carros diretamente na rodovia, como hoje está sendo feito. Uma opção seria o acesso costeando a rodovia até a Vila São Simão.”
Os representantes da Crehnor Geferson Prediger, Valéria Prediger e Lorena Cougo falaram sobre os tipos de financiamento que podem ser acessados pelos futuros moradores.
A Crehnor em parceria com a Prefeitura Municipal e a Caixa Econômica oferece financiamento total da construção:
“São oito modelos de casas para área urbana e um para área rural. A área rural foi beneficiada também com linhas de financiamento para ampliação e reforma.”diz Geferson.
São casas de 41 à 84m², planejadas para atender as diferentes demandas de cada família.
Uma das linhas de crédito conta com recursos do Fundo de Desenvolvimento Social - FDS, neste modelo de casa as parcelas são fixas de cinqüenta e cinco reais mensais, o que possibilita a realização do sonho da casa própria para pessoas de baixa renda.
Na próxima segunda-feira segundo o Prefeito o CEADI (Centro de Apoio ao Desenvolvimento Integral) estará no município para agilizar o processo de regularização do loteamento. “Após termos todos os licenciamentos em dia a Prefeitura poderá emitir Alvará do Loteamento, o próximo passo então será a emissão de uma matrícula por terreno.”
A próxima Assembléia da ACAN ficou marcada para o dia 30 de Agosto, terça-feira às 19hs também na sede de Moradores da João Emílio.
Leia mais sobre:
Nenhum comentário:
Postar um comentário