30 de setembro de 2011

Candiota sedia debate sobre Desenvolvimento da Metade Sul

O vereador Valmir Cougo participou na manhã da última quinta-feira de Seminário que reuniu representações do Governo Federal, Estadual, Municipal, e grupo sociais organizados como Via Campesina, Quilombolas, MST  em um grande encontro para promover ações conjuntas destes atores sociais com meta no desenvolvimento da Metade Sul.
Confira na íntegra reportagem de Felipe Valduga.



Fonte: Site Prefeitura Candiota
Representantes de diversos municípios da Metade Sul do Rio Grande do Sul, lideranças políticas estaduais e federais, e integrantes de instituições de pesquisa participaram, na quinta-feira, dia 29, de um seminário para discutir estratégias de desenvolvimento econômico e social para a região. O principal objetivo foi garantir soluções para localidades com presença de ações de agricultura familiar e assentamentos.
Responsável por sediar o encontro, o prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador, ressaltou a necessidade de estabelecerem-se políticas públicas que garantam mecanismos para o fortalecimento da infraestrutura da região.
 
FELIPE VALDUGA
Diagnóstico atual
Logo no início da atividade, foi apresentado um diagnóstico da atual situação da região, elaborado pela Comissão Organizadora do Seminário. A pesquisa foi executada por integrantes da Chrenor, Emater e Embrapa. Dentre os itens apresentados pelo agrônomo da Chrenor, Claudionor Cardoso de Almeida, uma série de demandas consideradas essenciais e de potencialidades.
Entre as necessidades, foram apontados assuntos como melhorias no setor de abastecimento de água, de energia elétrica e de acessibilidade por meio de estradas. Conforme Almeida, um ponto fundamental diz respeito ao crédito diferenciado para os meios de produção. “Isto viabiliza as economias locais e beneficia economias regionais, como produtores de leite e quilombolas”, apontou. Para o agrônomo, este modelo de crédito deve levar em conta não apenas a produção, mas também questões como a comercialização do produto, o transporte, o armazenamento e, se necessário, seu beneficiamento.
Já entre as potencialidades, pontos como a riqueza cultural, a biodiversidade, a capacidade em geração de energias limpas e de setores de produção como pecuária e fruticultura foram enaltecidos.
 
A importância do Seminário
Como salientou o deputado federal Dionilso Marcon, um dos idealizadores do encontro, o seminário serviu, primeiramente, para ouvir as entidades e prefeitos sobre as principais necessidades da região. “A partir deste evento, buscaremos proporcionar melhorias de uma maneira ágil junto às esferas governamentais”, comentou. Ainda, sobre a atividade, o parlamentar salientou que a maciça presença de representantes da União e do Estado demonstra o interesse de ambas as governanças em atender as demandas que surgirem.
O coordenador de Relações Internacionais do Governo do Estado, Tarson Nuñez, afirmou que o seminário - realizado no CTG Batalha do Seival - marca a integração com as ações promovidas pela União e reforça o compromisso do Estado com a reforma agrária e a agricultura familiar. "O objetivo desta gestão é promover um desenvolvimento mais equilibrado, menos desigual, com um projeto articulado com o Ministério da Integração Nacional", definiu. 
Unificação do discurso regional
Presente no ato, o prefeito de São Lourenço do Sul, José Nunes, avaliou que é “fundamental, urgente e necessário que as lideranças regionais unifiquem uma posição pela nossa região. Este encontro serve para unificar este discurso”.
De acordo com sua avaliação, se não houver uma política diferenciada, por parte da União e do Estado, com tratamento especial e que induza à competitividade, a Metade Sul não terá forças para acompanhar o desenvolvimento do restante do RS e do país. “Agora, quando aos instrumentos necessários para que isto ocorra, ainda temos que conversar”, citou.


Encaminhamentos
Após a realização dos debates entre os presentes, quatro propostas tiveram seu parecer aprovado e serão encaminhadas. A primeira diz respeito a criação de uma Agência Regional de Desenvolvimento Econômico e Social. Tal iniciativa garantirá, por exemplo, mais inclusão aos movimentos sociais na busca de políticas públicas específicas e mais agilidade na busca de recursos junto ao Governo Federal, na medida em que deve ser contemplada diretamente pelo orçamento da União.
Ainda dentro das ações que serão trabalhadas estão: a formação de um grupo de trabalho interdisciplinar e interministerial; a inclusão da região no programa federal Água para Todos; e a apresentação, por parte da Bancada Gaúcha, junto ao Ministério de Integração Nacional, de uma emenda parlamentar no valor aproximado de R$ 100 milhões, para a Metade Sul do Estado – já para o Orçamento de 2012 – para a execução de projetos de infraestrutura.

 Avaliação
Para o prefeito de Candiota, o Seminário teve um caráter positivo, “na medida em que, efetivamente, definiu ações a serem executadas vislumbrando melhorias reais para a Metade Sul”. Segundo Folador, a integração entre as instituições, sindicatos, movimentos sociais e lideranças também atestou um parecer de qualidade ao ato.
A atividade reuniu, ainda, representantes dos Ministérios da Pesca, da Agricultura, da Integração Nacional e da Educação, além de integrantes das secretarias estaduais de Educação e Desenvolvimento Rural, Incra, Funasa, Via Campesina e MST.

Resultado Finais do FUTSAL Candiota 2011

 
 
Finais

Juvenil: Vitória e Brooklyn
Veterano: Benfica e Simca
Prata: Reciclagem e Industrial
Ouro: João Emilio e Vitória
-----------------------------
As semi-finais ficaram assim:
Juvenil: *Vitória 7 x 6 Seva
Veterano: *Padaria Doce Pã 2 x 3 Benfica
Prata: *Pinheiro 5 x 6 Industrial
Ouro: *Seva 2 x 5 Vitória
---------------------------Juvenil: *Brooklyn 3 x 3 Manda Brasa
Veterano: *Santos 5 x 7 Simca
Prata: *Garra Jovem 2 x 5 Reciclagem
Ouro: *Vila Operária 2 x 5 João Emilio

Classificação da Prata

1° Pinheiro - 12 Pontos e 21 gols de saldo.
2° Garra Jovem - 12 Pontos e 17 gols de Saldo
3° Defensor - 12 Pontos e 16 gols de saldo
4° Gurizada - 9 Pontos e 14 gols de saldo
5° Industrial - 9 pontos e 9 Gols de Saldo
6° Reciclagem - 9 Pontos e 8 gols de saldo
7° Palmeiras - 7 pontos e 14 gols de Saldo
8° Galera 7 pontos e nenhum gol de saldo
9° Brooklyn 9 Pontos e 7 gols de Saldo
* Os quatro primeiros jogam pelo empate.


Quartas de Final
Jogo 1: Pinheiro 3 x 3 Galera
Jogo 2: Garra Jovem 7 x 3 Palmeiras
Jogo 3: Defensor 5 x 4 Reciclagem
Jogo 4: Gurizada 6 x 3 Industrial

22 de setembro de 2011

FW: Boletim 01 Prefeitura de Candiota - 22.09.11


 

Candiotense de Futsal tem seus primeiros finalistas
Segunda etapa das semifinais acontece nesta quinta-feira
Na noite de quarta-feira, dia 21, foram disputados os confrontos de abertura das semifinais do Campeonato Municipal de Futsal de Candiota. Os jogos, realizados no Ginásio de Dario Lassance, definiram os primeiros finalistas da competição.
Nos Juvenis, o Vitória foi o primeiro classificado para a grande final. Jogou bem e venceu o SEVA por 7 a 6 em uma das partidas mais emocionantes da noite.
Pelos Veteranos, quem garantiu passagem foi o Benfica. O time fez 3 a 2 no Padaria Doce Pão. O Benfica, que venceu as últimas cinco edições da categoria, luta para conquistar o hexacampeonato.
Na categoria Prata, o Industrial saiu perdendo por 3 a 0, mas virou o jogo e bateu o Pinheiro por 6 a 5. Com isto, a equipe garantiu passaporte para a disputa da série Ouro no ano que vem. As duas melhores equipes sobem de divisão.
Por fim, na Taça Ouro, o Vitória fez uma boa apresentação e superou o SEVA por 5 a 2. Agora, a equipe aguarda Vila Operária ou João Emílio para o jogo que vai definir o principal campeão do certame.
Nesta quinta-feira, dia 22, a partir das 19h, serão definidos os demais classificados para a final. Na ocasião, acontecem os seguintes confrontos: Brooklyn x Manda Brasa (Juvenil); Santos x Simca (Veteranos); Garra Jovem x Reciclagem (Prata); e Vila Operária x João Emílio (Ouro).
A disputa das finais está prevista para ocorrer no próximo sábado, dia 24 de setembro. Na ocasião, serão conhecidos os campeões da edição 2011 da competição.
 
Na passagem do Dia da Árvore, Secretaria de Meio Ambiente avalia ações desenvolvidas sobre o tema
Na última quarta-feira, dia 21, foi comemorada a passagem do Dia Nacional da Árvore. Em função disto, a Secretaria de Meio Ambiente de Candiota elaborou uma avaliação das ações desenvolvidas durante este ano no município no que diz respeito ao assunto.
Segundo o secretário Aroldo Quintana, o setor vem desenvolvendo programas e atividades que buscam garantir sustentabilidade. "Para tanto, estamos criando uma Unidade de Conservação na foz do Arroio Candiota e Rio Jaguarão, onde também serão recuperadas áreas que tangenciam esta unidade com reflorestamento de árvores nativas", destacou. Ele acrescentou que, para os estudos e levantamentos, "estamos trabalhando pela implantação de uma Estação Ambiental que produzirá mudas de árvores em Candiota".
 Além de ações como estas, o secretário lembrou de projetos como a implantação de um Centro de Triagem. "Este espaço produzirá adubo orgânico para ser utilizado no horto municipal, que por sua vez também está sendo revitalizado", salientou. Por fim, Quintana relatou a aquisição, por parte do município, de cinco mil mudas de araucária para serem plantadas em áreas de recuperação de matas ciliares. "Estes trabalhos são considerados essenciais do ponto de vista da sustentabilidade. Nossa visão de trabalho é que todos os dias sejam dias da árvore. Em virtude disto, é que todas estas ações e projetos estão em andamento", argumentou.
Próximos passos
A Secretaria de Meio Ambiente, em continuidade dos trabalhos, a partir de outubro, estará promovendo cadastramento de áreas consideradas de Reserva Legal, nas propriedades rurais do município. A meta da ação será destinar mudas de árvores para incrementar os espaços. "Acreditamos que com essas ações estamos passo a passo no caminho da sustentabilidade ambiental no que se refere à preservação e revitalização de nossas florestas", finalizou o secretário.
 

10 de setembro de 2011

Redutores de Velocidade - João Emílio e Dario Lassance


Imagem: Blog Teclando 7

   Com o objetivo de trazer maior segurança aos moradores das vilas Dario Lassance e João Emílio, e a todos que usam diariamente a rodovia Miguel Arlindo Câmara, o vereador Valmir Cougo protocolou esta semana uma indicação de instalação de lombadas em dois pontos:
  1. Trecho entre o trevo de Dario Lassance e o posto da Antena;
  2. Trecho que em frente a Vila João Emílio;

Os redutores de velocidade do tipo lombada podem danificar o sistema de suspensão do carro caso o veículo esteja em alta velocidade quando passar pelo mesmo.
Sendo assim,nos trechos com lombadas, os motoristas acabam sendo obrigados a reduzir a velocidade.
Medidas como esta reduzem a chance de riso de acidentes em até 70%.

O órgão que fiscaliza os sistemas de trânsito no Brasil é o CONTRAN, Conselho Nacional de Trânsito, responsável pela regulamentação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). É ele quem determina as especificações para utilização de lombadas, que devem seguir a resolução 39 do CONTRAN.


Leia mais:

. Lombada reduz acidente Reportagem 1


Dúvidas ou sugestões entre em contato conosco pelo fone 3245.1419.
E-mail: valmircougo@gmail.com

Fonte: Wikipédia, DENATRAN, TV Morena, Gazeta do Trãnsito, JusBrasil




9 de setembro de 2011

Desenvolvimento e sustentabilidade: em debate na cidade!


"Carvão
gerando energia
e desenvolvimento com respeito ao meio ambiente."
O desfile da semana da pátria no município de Candiota contou com participação massiva da comunidade, entidades, escolas e poderes organizados, foram mais de mil pessoas que acompanharam o ato cívico em em uma tarde quente de terça-feira. O carvão mineral como riqueza da região foi o tema mais desenvolvido pelos alunos através de cartazes e representações do cotidiano tão peculiar do município que possue a maior jazida de carvão do Brasil.

Vale ressaltar a recorrente chamada por um desenvolvimento sustentável, conceito que cada vez mais entra para o vocabulário de crianças e jovens adultos. Querem o desenvolvimento sim, mas baseado neste novo modelo de progresso com respeito ao meio ambiente e por isso mesmo socialmente justo. 


cartaz: origem carvão mineral



alunos representam trabalhadores
da mineração

"Energia que gera progresso"

Usina Termelétrica: geradora de energia....

...energia que abastece as cidades

Banda Escola Neli Betemps

Alunos Projeto UCA - Escola Neli Betemps


Semana Farroupilha Candiota

Fonte: Site Prefeitura Candiota

PROGRAMAÇÃO: 
 
Dia 10/09 10h – Chegada dos Cavalarianos – Local: Marco da Batalha do Seival

Dia 11/09 14h – Grande encontro de Tradição e Cultura, Apresentação de Artistas Locais, mateada e recepção dos cavalarianos e participantes da 21ª Cavalgada da Integração
Local: Centro de Eventos de Seival “Antônio de Souza Netto”
Show com Sonido Del Alma Gaucha
23h – Fandango Farrapo “Os Quatro Irmãos” – Entidade: Raízes do Seival

Dia 12/09
10h – Oficina de Culinária Campeira e Gincana Cultural
14h – Palestra “A Indumentária Gaúcha” e Gincana CulturaL
Local: Centro de Eventos de Seival “Antônio de Souza Netto”
Participantes: Rede Pública de Ensino

Dia 13/09 10h – Palestra “A História da Revolução Farroupilha”
Local: Centro de Eventos de Seival “Antônio de Souza Netto”
Participantes: Rede Pública de Ensino

Dia 14/09 ABERTURA OFICIAL DA SEMANA FARROUPILHA DE CANDIOTA
14h – Solenidade com Momento Cívico de distribuição da Chama Crioula para as entidades tradicionalistas do município
Local: Centro de Eventos de Seival “Antônio de Souza Netto”
22h – Fandango de Integração das Entidades Tradicionalistas com show do grupo “Os Serranos”
Local: Ginásio Municipal de Dario Lassance

Dia 15/09
19h – Mérito Farroupilha – Sessão Solene: entrega de Honraria oferecida pela Câmara de Vereadores a personalidades tradicionalistas do município
Local: CTG Luiz Chirivino

Dia 16/09 Fandango Farrapo – CCTG Lanceiros da Liberdade, com animação do “grupo Pialo”

Dia 17/09 Fandango Farrapo – CTG Batalha do Seival
Fandango Farrapo – PTG Combate do Seival, com “Musical Balanço”

Dia 18/09 Fandango Farrapo – CTG Candeeiro do Pago, com “Madrugada Campeira”

Dia 19/09 Atividades das entidades tradicionalistas

Dia 20/09
14h – Desfile Farroupilha e Temático – Show com Elton Saldanha
Local: Praça de Dario Lassance
Fandango Farrapo – CTG Luiz Chirivino, com “Criado em Galpão”.

Semana Farroupilha Candiota

Fonte: Site Prefeitura de Candiota 

Neste sábado, dia 10, iniciam os festejos alusivos a Semana Farroupilha em Candiota. A atividade de abertura da programação está prevista para às 10h, com a chegada dos cavalarianos junto ao marco da Batalha do Seival, na BR-293.
O grupo, formado por integrantes da Associação de Cavalarianos de Candiota, partiu no dia 30 de agosto da cidade de Minas do Leão carregando a centelha da Chama Crioula – a qual foi buscada na cidade de São Jerônimo. Neste ano, o Acendimento Nacional da Chama ocorreu na cidade de Taquara, no dia 20 de agosto.

No dia 10 de setembro, os cavalarianos candiotenses, ao chegarem ao município, fazem a tradicional reverência ao marco da Batalha do Seival - uma das mais famosas da história do Rio Grande do Sul. A recepção da chama, por sua vez, ocorre no dia seguinte (11), às 14h, no Centro de Eventos de Seival “Antônio de Souza Netto”.

Como relata o secretário de Cultura, Turismo, Esporte e da Juventude, Gil Deison Pereira, a chama fica em Seival até dia 14, quando será distribuída para as demais localidades do município. Sobre as atividades programadas, ele salienta que “montamos uma série de ações em conjunto com as entidades tradicionalistas de Candiota. Em virtude disto, acredito que obteremos um bom resultado, onde tanto o público quanto os participantes possam comemorar os festejos”, avaliou.

4 de setembro de 2011

Boletim Carta Maior

Boletim Carta Maior - 3 de Setembro de 2011

Ir para o site

 

 

 


Educação e Saúde: duas áreas em que é preciso avançar


Educação e Saúde: essas são duas das áreas que mais afetam a vida cotidiana da população, especialmente dos setores de menor renda que mais precisam de um serviço público de qualidade. O Brasil ainda tem precisa avançar muito para resolver os problemas nestas áreas. Esta semana, milhares de estudantes foram para as ruas de Brasília exigir mais recursos para a educação pública. O debate sobre a saúde também ganha força. O SUS interna 11 milhões de pessoas por ano. O gasto per capita com saúde no Brasil é sete vezes inferior ao da França ou o do Canadá. O financiamento da saúde pública voltou agora à discussão no Congresso com o debate em torno da emenda 29, que fixa percentuais de gasto em saúde por parte de todo o setor público. Esse é um debate que interessa diretamente à toda sociedade brasileira. A Carta Maior preparou um boletim especial para este fim de semana destacando essas questões e apontando alguns dos principais obstáculos que estão colocados para o aumento dos investimentos nestas duas áreas.


 

Amir Khair: Estratégia para enfrentar a crise
A crise trouxe a oportunidade de tomar medidas para a reativação da economia, que vem caindo pelo fato de ter preponderado o combate da inflação pela forma ineficaz e prejudicial da elevação da Selic. Ao que tudo indica o governo parece convencido que já passou da hora de estimular o mercado interno e, para isso, irá fazer o caminho inverso reduzindo a Selic e controlando o câmbio. Uma coisa é certa e não existe meio termo: ou o governo derruba as taxas de juros ou elas irão continuar envenenando progressivamente o tecido econômico e social, mantendo o País atrelado ao atraso. O artigo é de Amir Khair.
> LEIA MAIS | Economia | 01/09/2011

 

 

Indústria desaba e segura PIB, que desacelera e cresce 0,8% no 2º trimestre
Setor industrial fica praticamente estagnado de abril a junho e dá contribuição determinante para desaceleração geral da economia. Produto interno bruto (PIB) cresce 0,8% no segundo trimestre, menos do que no primeiro. Resultado já era esperado pelo governo, que induzira esfriamento com juro alto para conter inflação. Investimentos perdem espaço no PIB.
> LEIA MAIS | Economia | 02/09/2011

 

 

Dilma já cogita verba nova para a saúde, área federal mais impopular
Presidenta abandona discurso de que gestão solucionaria problemas na saúde e já discute abertamente criação de fonte de recursos extras. Para Dilma Rousseff, quem se nega a debater é 'demagogo'. Antes de se decidir, porém, Planalto vai medir repercussão política. Segundo pesquisas recentes, saúde é reprovada por 69% e a que mais piorou, em 2011, para 47%.
> LEIA MAIS | Política | 02/09/2011

 

 

Emenda 29 precisa de lei para enquadrar estados, diz confederação
Confederação de trabalhadores em saúde defende que Congresso aprove regulmentação da gastos mínimos no setor, para obrigar governadores a investir mais e praticarem malabarismos contábeis de menos. Entidade patrocina pressão sobre parlamentares em Brasília e nos estados.
> LEIA MAIS | Política | 02/09/2011

 

 

João Paulo Cechinel Souza
A consolidação do malufismo na Saúde Pública
O objetivo principal das sucessivas administrações privatistas paulistas vem sendo exterminar de vez com a gestão direta no setor da Saúde. Infelizmente, o "modelo" paulista vem sendo copiado por outras administrações estaduais e municipais Brasil afora, sob o comando dos mais diversos partidos políticos.
> LEIA MAIS | 28/07/2011

 

 

Estudantes reúnem-se com Dilma e cobram mais verba à educação
Movimento estudantil cobra de Dilma Rousseff que amplie investimentos em educação destinando ao setor 10% do PIB e metade dos recursos do pré-sal. Pauta foi entregue à presidenta após marcha de milhares de estudantes encerrar "agosto verde e amarelo". Mais cedo, manifestantes protestaram na porta do Banco Central exigindo redução dos juros.
> LEIA MAIS | Política | 31/08/2011

 

 

 

Orçamento: juros e área social são prioridade; servidor e obras, não
Na primeira proposta de orçamento elaborada no governo Dilma, superávit primário e gastos com saúde, educação e combate à miséria são as grandes prioridades, com acréscimo acima de R$ 40 bilhões frente a 2011. Ministros beneficiados estão em alta com presidenta e são potenciais candidatos. Já funcionalismo público e obras do PAC perdem espaço. Projeto de orçamento 2012 foi ao Congresso nesta quarta.
> LEIA MAIS | Política | 31/08/2011

 

 

Clarissa Cunha e Estevão Cruz
As mobilizações juvenis e a Jornada de Lutas da UNE
No dia 31 de agosto, realizaremos, em conjunto com dezenas de entidades do movimento educacional e social brasileiro, uma grande passeata nas ruas de Brasília em defesa dos 10% do PIB e 50% do Fundo Social do Pré-Sal para a educação pública. Esse dia encerrará um processo riquíssimo de mobilizações em todo o país.
> LEIA MAIS | 30/08/2011

 

 

 

A defesa irrestrita da educação pública na Argentina
Hoje, a educação pública argentina é paradigmática na América Latina. Em 2004, o ex-presidente Néstor Kirchner definiu que a educação pública não era um gasto, mas sim "um instrumento transformador". Esta decisão política foi fundamental para priorizar a possibilidade de igualdade e oportunidade para todos e um acesso a uma educação de qualidade. A partir daquele momento, o Estado argentino passou a realizar significativos investimentos na área, passando de 3% do PIB, em 2003, para 6%, hoje. Deste total, 1% é destinado às universidades.
> LEIA MAIS | Internacional | 29/08/2011

 

 

 

Professores de 11 estados, uma greve esquecida
O Brasil precisa decidir se educar a sua infância se enquadra entre as essencialidades do Estado e da sociedade. Se assim entender, terá que repensar o tratamento dispensado a um protagonista que ocupa a linha de frente desse processo: o professor, sobretudo o do ensino básico. O principal emissário da sociedade brasileiro junto à infância, dedicado 40 horas semanais a socializar algo como 50 milhões de meninos e meninas –já em idade escolar ou a caminho - recebe pouco mais de dois salários mínimos por mês. Professores de 11 Estados entraram em greve por um holerite de R$ 1.187 reais. O artigo é de Saul Leblon.