Fórum de Ensino Superior aponta demandas educacionais de municípios da região
Evento, realizado em Candiota, reuniu mais de mil pessoas, representando sete cidades
O município de Candiota sediou, na terça-feira, dia 12, o Fórum Regional de Ensino Superior. Realizado no período da manhã, o evento lotou as dependências do Ginásio Dario Lassance, reunindo mais de mil pessoas, entre estudantes, integrantes da sociedade civil e autoridades, representando um total de sete cidades.
A iniciativa teve como foco expor as principais demandas de cursos de Ensino Superior dos municípios de Aceguá, Candiota, Herval, Hulha Negra, Pedras Altas, Pinheiro Machado e Piratini. Além disto, o objetivo foi reunir material para ser encaminhado à Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que estuda a possibilidade de instalar unidades fora de sede em algumas das cidades.
Representando a UFPel, o professor do curso de Engenharia Geológica, Luís Eduardo Novaes, relatou que o evento serviu para que a instituição de Ensino Superior pudesse coletar informações das reais demandas dos municípios para, após, fazer uma análise das possibilidades. “Tudo o que foi apresentado aqui será levado até a Universidade. Estamos aqui para ouvir”, disse durante a atividade. Para ele, a meta da ação é“transformar a região, levando ensino Superior de qualidade”.
Conforme Novaes, a intenção do processo em andamento é a instalação de um campus multi-campi (denominado até o momento de Campus Extremo Sul), com a instalação de unidades “fora de sede”. “Entendemos que a região deve ser contemplada conforme seus anseios. Estamos verificando a viabilidade disto”, comentou ao salientar que “a Universidade é um vetor. Ela não resolve os problemas de uma comunidade, mas auxilia estas comunidades a resolvê-los”.
A perspectiva é que, no mês de julho, um novo encontro em Candiota apresente a análise desenvolvida pela Universidade, bem como as propostas para instalação das unidades fora de sede.
Esforço conjunto
O evento foi uma realização do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental dos Municípios da Bacia do Rio Jaguarão (Cideja), em parceria com as prefeituras dos municípios envolvidos.
Presentes do encontro, os prefeitos de Candiota, Luiz Carlos Folador, de Piratini, Vilso Agnelo da Silva Gomes, e de Aceguá, Gerhard Martens, de manifestaram sobre a importância da ampliação dos investimentos em Educação.
Para Gomes, “o país, nos últimos anos, passa por um processo ímpar de desenvolvimento no que diz respeito ao acesso à educação profissional e de justiça social”. Segundo ele, a ampliação de possibilidades que garantam a formação qualificada das comunidades condiz com o desenvolvimento. “E isto não pode ocorrer em apenas em uma cidade, por exemplo, mas em toda a região”, avaliou.
Por sua vez, o chefe do Executivo de Aceguá reforçou que o esforço para que a iniciativa proporcione resultados positivos contará com o envolvimento de todos. “Vamos lutar juntos para que, em breve, possamos garantir esta vinda de unidades da UFPel até nossos municípios”, afirmou.
Anfitrião do encontro, o prefeito de Candiota apontou que a busca por garantias de viabilizem acesso às universidades e escola técnicas deve ocorrer de forma incessante. “O desenvolvimento de uma nação passa, inevitavelmente, pela Educação. Buscando sempre novas formas de inserção da população ao Ensino Superior é o mesmo que buscar uma vida cada vez mais digna aos nossos”, argumentou.
Já sobre a possibilidade da instalação da Universidade no município, Folador informou que o Executivo já conta com um possível espaço para receber as aulas presenciais – no prédio da antiga Usina. “Trabalhamos, ainda, na busca de parcerias para a execução de uma reforma no local”, acrescentou.
Candiotenses optam por cursos de Engenharia
Para definir suas demandas, cada município desenvolveu uma pesquisa junto às suas respectivas comunidades. Em Candiota, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, aplicou um questionário junto à população, urbana e rural, no intuito de verificar quais os cursos preferenciais. Ao todo, 961 pessoas participaram da pesquisa.
Os dados foram apresentados pela secretária de Educação Nazionélia Ferreira. “Neste processo, tivemos o cuidado de estarmos presentes em todos os lugares onde a população pudesse se manifestar”, disse.
Como resultado, o curso de Engenharia Mecânica obteve a preferência da comunidade, com um índice de 34,44%. A segunda opção mais votada foi Engenharia Química, com 12,07%, seguida de Engenharia Elétrica, com 11,65%, e Engenharia de Minas, com 8,43%.
Demais resultados: 5º - Tecnólogo em Agricultura Familiar Sustentável (6,45%; 6º - Tecnologia da Informação (6,44%); 7º - Design de Moda (5,93%; 8º - Licenciatura em História e Geografia (4,16%); 9º- Licenciatura em Música (4,16%); 10º - Tecnologia em Produção de Vestuário (0,94%).
Prazo para inscrições no Municipal de Futsal encerra na sexta-feira
Encerra na próxima sexta-feira, dia 15, o prazo para as equipes interessadas em garantir vaga na edição 2012 do Campeonato Municipal de Futsal. As inscrições vão até às 14h30 e podem ser efetuadas junto à Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Juventude, e pelo telefone (53) 32455065.
A competição, que tem início previsto para o final deste mês, contará com jogos nas categorias Ouro, Prata, Bronze, Juvenil, Veterano e Feminino.
Candiota comemora conquista do melhor resultado da região no Dia do Desafio
No dia 30 de maio, o SESC desenvolveu a edição 2012 do Dia do Desafio. Neste ano, o município de Candiota venceu a cidade paulista de Natividade da Serra, ao envolver 54,09% de sua população.
Com o resultado, além de vencer a disputa, Candiota alcançou o melhor índice de participação entre todos os municípios da região de abrangência do SESC/Bagé.
O coordenador do Dia em Candiota, Anderson Teixeira, agradece a todos os envolvidos nas atividades propostas pelo empenho dedicado. “Tivemos uma participação fundamental de todas as secretarias do município, de monitores e oficineiros, como os do programa Passo a Passo, que trabalharam com bastante entusiasmo. Além disto, quero agradecer, em especial, a toda a comunidade que se envolveu nas ações que desenvolvemos”, citou.
O Dia do Desafio é uma campanha de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde e acontece anualmente na última quarta-feira do mês de maio, por meio de ações comunitárias. Na data, habitantes da América do Sul, Central e do Norte, se envolvem em uma competição amigável entre cidades do mesmo porte, na tentativa de mobilizar a maior porcentagem de participantes, tendo como base de cálculo o número oficial de habitantes do município.
Pontuação dos municípios da região:
Candiota: 54,09%
Aceguá: 52,22%
Lavras do Sul: 41,61%
Hulha Negra: 40,21%
Pedras Altas: 37,47%
Dom Pedrito: 37,43%
Pinheiro Machado: 33,91%
Piratini: 25,59%
Bagé: 23,74%