19 de março de 2012

Pesquisa nacional aponta Candiota como uma das 20 melhores administrações do Rio Grande do Sul
Estudo da FIRJAN, o IFGF, classificou o município em 17º no ranking do Estado e em 104º no país
A Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) divulgou, no último sábado, dia 17, o Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF). Baseada em dados de 2006 a 2010, a pesquisa inédita, apresentada na ocasião, avaliou dados da administração financeira de 5.266 municípios do país.
Conforme a avaliação, Candiota ocupou uma posição de destaque, com o 17ºlugar entre as 494 cidades avaliadas no Rio Grande do Sul - melhor colocação entre os municípios da região da Campanha. No âmbito nacional, a gestão candiotense ficou com a 104ª colocação do ranking.
Com um índice de 0,7978 atingido em 2010 – a média nacional foi de 0,5321 –, a avaliação recebida foi de Boa Gestão. Nesta cifra, houve uma variação (positiva) de 0,2566 - em 2006 era de 0,5413.
Metodologia
Para chegar ao índice que classifica a gestão fiscal de cada município, a Firjan utilizou dados oficiais, declarados à Secretaria do Tesouro Nacional.
O indicador considera cinco quesitos: receita própria (referente à capacidade de arrecadação); gastos com pessoal; liquidez (que verifica a relação entre o total de restos a pagar acumulados no ano e os recursos disponíveis para cobrí-los); os investimentos municipais; e o custo da dívida (que avalia o comprometimento do orçamento com o pagamento de juros e amortização de empréstimos contraídos).
Em Candiota, o melhor resultado obtido entre os quesitos avaliados foi a receita, onde o município alcançou nota máxima e dividiu a primeira colocação com as cidades de Arroio do Sal, Gramado, Porto Alegre, Ijuí e Xangri-lá, no âmbito estadual.
Todos os dados referentes ao IFGF estão disponíveis no endereço eletrônico www.firjan.org.br.
Conquista comemorada
Para o prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador, o resultado obtido pelo município foi positivo. “Ficamos a frente, por exemplo, de grandes capitais como São Paulo e Rio de Janeiro, cidades com alta capacidade de receita e, consequentemente, de investimentos”, comentou. Para ele, a conquista é mérito de todo um trabalho da gestão que vai desde o empenho em realizar as iniciativas propostas até a capacidade do funcionalismo municipal em executar os processos necessários. “Acredito que estamos em um bom caminho. Isto muito em função do grupo de trabalhadores da municipalidade”, avaliou. Para o gestor, porém, o objetivo “é melhorarmos, ainda mais, o nosso trabalho e, posteriormente, obtermos resultados ainda mais satisfatórios. Todos da Administração Municipal merecem parabéns por esta conquista”, enalteceu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário