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FELIPE VALDUGA |
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O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência completou um mês de atividades em Candiota no último dia 9 de outubro. Inédito até então no município, o SAMU já configura-se como uma importante e essencial ferramenta no atendimento de saúde na cidade.
Conforme dados da equipe de trabalho, nos primeiros 30 dias de atividades foram efetuados um total de 42 atendimentos. “Até agora os comentários que recebemos da população têm sido positivos. O que nos deixa muito contentes. O serviço está sendo bem aceito, o que é extremamente importante”, comemora a enfermeira responsável, Larissa Einhardt.
Ainda, de acordo com Larissa, todos os atendimentos prestados até o momento estão inseridos na lista de casos para os quais o SAMU é sistematizado para atender.
Em Candiota, o SAMU conta com uma ambulância e um espaço para a instalação dos funcionários. O local é próximo à Fundação Maria Anunciação Gomes de Godoy, na rua Pedro Coromberck, nº 135, na Vila Residencial. A meta do serviço, implantado em 9 de setembro, é reduzir o número de óbitos, o tempo de internação hospitalar e as possíveis sequelas da falta de atendimento.
Capacitação
Para a execução dos trabalhos, a equipe atuante – formada por cinco condutores e seis técnicos em Enfermagem – passou uma extensa formação antes de iniciar as atividades no município.
Segundo Larissa, o grupo de trabalho deve passar por capacitações contínuas, visando garantir atendimentos cada vez mais eficazes. “Nossa equipe vai passar por novos treinamentos ainda nesse mês, juntamente com as equipes do SAMU de outras cidades. É fundamental estarmos sempre nos atualizando, para melhor atender a população”, destacou.
Mais informação
Para a enfermeira, as pessoas ainda têm dúvidas quanto ao atendimento e a regulação. “Muitos ainda não sabem que o SAMU é regulado por Bagé, que a ligação cai em Bagé e não direto com a nossa equipe. Que ao ligar para o número 192, a pessoa vai estar falando com uma atendente, e logo após com o médico regulador, e que depende dele o envio ou não da equipe”, lembrou. Perante isto, ela aponta que ações de divulgação sobre o serviço, que já são realizadas, devem ser efetuadas de forma contínua – e intensificadas, caso necessário.
Larissa ressalta, ainda, que é fundamental que, ao efetuar a ligação - a pessoa responda todas as perguntas à atendente, porque dessa forma vai contribuir no atendimento. “Isso agiliza e melhora o atendimento prestado”, frisou.
Atendimentos
Serviço | Quantidade |
Gestante | 07 |
Acidentes | 06 |
Hipertensão | 03 |
Crise Nervosa | 04 |
Crise Convulsiva | 05 |
Problema Respiratório | 05 |
Diabete | 03 |
Alcoolismo | 02 |
Queda | 02 |
Hipotensão | 01 |
Crise Renal | 03 |
Trote | 01 |
O professor , tabaj. muito bom seu blog., um abraço do amigo ildo velho ,não o novo o velho. felicidades bom trabalho sempre.
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