6 de outubro de 2011

CIENTEC visita Candiota


Por: Lorena Cougo

            O vereador Valmir Cougo participou na tarde da quarta-feira 05 de Outubro de Painel  no Sindicato dos Mineiros que reuniu: cientistas da CIENTEC  e representações do município - Câmara de Vereadores, Secretaria de Obras, Prefeitura, CRM, CITIC, e comunidade de Candiota além da presença de representante da Prefeitura de Bagé, o painel é fruto da visita feita pelos vereadores João Couto e Valmir Cougo em Agosto à CIENTEC. 
Oleg Zwonok, um dos estudiosos do Carvão
e seus derivados;
           A Fundação, que completará 70 anos de existência em 2012, é ligada ao Governo do Estado e tem atuação nas áreas de pesquisas, prestação de serviço e desenvolvimento de projetos além de fazer a incubação de projetos em dois munícpios do estado, POA e Cachoerinha.
                  Um dos objetos de estudo da CIENTEC vem sendo as cinzas, subproduto da queima do carvão fruto destes estudos nasce o tijolo-cinza-cal.
                    O engenheiro Oleg, apaixonado pelo projeto que desenvolve, alerta a comunidade para os números:
"São 800-900 mil toneladas de cinza rejeitas da queima do carvão por ano, se poderiam ser aproveitadas na elaboração de tijolos e também na fabricação de blocos para calçamento das ruas. Para termos uma dimensão dos números, seria possível atender a demanda estadual de blocos para calçamento de todo estado do RS".

"A cinza tem propriedades pozolânicas o que significa que quando misturada com água reage com o Hidrato de Carbono (HC) a temperatura ambiente para formar compostos com propriedades cimentantes."


Possíveis produtos feitos a partir da cinza:
*Cipecal (cinza pesada e cal hidratada)
*Cincal (cinza volante e cal hidratada), usadas na habitação;
*Cicasol (cinza volante e cal hidratada), para pavimentação;


No parque eólico de Osório um exemplo 
de projeto desenvolvido a partir
da utilização da cinza:
o cimento pozolânico da base é capaz de
aguentar toneladas de pressão;




Os pesquisadores nos lembram que segunda a AGENDA 21 (Conferência Internacional realizada no Rio em 1992 que tratou de apontar rumos para o desenvolvimento sustentável) é necessário pensar no reaproveitamento dos resíduos industriais, e em Candiota pensar em sustentabilidade e diminuição do impacto é pensar em blocos intertravados e tijolos a partir da cinza resíduo de Termoelétrica Presidente Medici.

Pensando em como colocar em prática o conhecimento até hoje acumulado pela CIENTEC e a vontade política de um melhor uso do cinza existente em Candiota o Eng. José Eduardo Mallman apontou ações que devem ser pensadas/contruídas a médio e a longo prazo:

1. Estabelecer convênios com órgãos estaduais para quando lançados os editais de construção e pavimentação se pense na inclusão do uso de materias proveninentes da utilização da cinza (subproduto queima carvão);

2. Políticas públicas de incentivo fiscal para empresas que querem investir em novas tecnologias de aproveitamento destes materias alternativos;


Prefeito Folador e Eng. Oleg atentos a propostas do Eng. Eduardo
Como resultado deste painel fica o disposição de cooperação entre entidades pesquisadoras e poder público municipal no estudo de viabilidade da utilização da cinza do carvão para fins de pavimentação nas estradas do interior do município.

E a pedido do prefeito Luiz Carlos e Pablo Lima (membro grupo Pró-Carvão) foi encaminhada a formação de um grupo de trabalho para dar suporte técnico na defesa do carvão como parte essencial na matriz energética nacional.       




Nenhum comentário:

Postar um comentário