28 de julho de 2011

Plano Safra, a lei de Bohn Gass que Tarso está implantando

Estou escrevendo para te contar da minha satisfação com o lançamento, pelo Governo Tarso, do primeiro Plano Safra Estadual da história do Rio Grande do Sul. É, Tarso está botando em prática a lei de minha autoria. Lá em 1993, foi aprovada a Lei Agrícola do RS e nela já se previa a edição de um Plano Safra Estadual, porém, ninguém nunca tratou de regulamentá-la. Assim, em 2005, quando eu ainda era deputado estadual, resolvi me impor este desafio. Auxiliado por técnicos da própria Assembleia Legislativa e com a colaboração do pessoal da Emater e das universidades, mais os movimentos sociais do campo, fizemos muitas reuniões e conseguimos produzir um projeto de lei. Mas sabes como é a burocracia legislativa, né? O projeto começou a tramitar em 2005 mas só foi aprovado em 2010. E só agora, em 2011, com o nosso governo, é que está saindo do papel. E fiquei muito satisfeito também ao perceber que o Plano Safra Estadual anunciado por Tarso foi feito seguindo as diretrizes da minha lei. Entre outras coisas, porque prevê medidas para toda a agricultura, mas, corretamente, dá ênfase à agricultura familiar. Além disso, a atenção que o Plano dispensa ao leite e ao milho vale ser ressaltada, afinal, estas são culturais fundamentais para a agricultura familiar e para outras cadeias produtivas (o milho é o principal insumo da suinocultura e da avicultura, por exemplo). Tem mais: o plano prevê adesão do Estado ao SUASA, ação que vai ajudar muito as nossas agroindústrias. Enfim, ao destinar mais de R$ 1 bilhão em recursos próprios do Banrisul, o Governo Tarso segue o bom caminho de Lula e Dilma que, com suas ações, priorizaram a agricultura familiar (no último ano de FHC a agricultura familiar tinha R$ 2,3 bilhões; no último ano de Lula, o montante de recursos disponíveis chegou a R$ 16 bilhões, ou seja, 700% a mais). Sim, por obra dos nosso governos, a agricultura familiar não é mais o patinho feio do campo e, hoje, já é reconhecida como atividade fundamental para o desenvolvimento do país porque é responsável pela produção de 70% dos alimentos que chegam às mesas do povo brasileiro.

Enfim, caro amigo Valmir, parabéns pelo blog e pela tua trajetória política no município de Candiota. Feliz é o povo que pode contar com um vereador da tua grandeza humana e com a tua capacidade de trabalho. Conte sempre comigo.
Grande e fraterno abraço


Elvino Bohn Gass, deputado federal PT/RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário