24 de julho de 2011

ACAN: Associação realiza assembleia de fundação.

Por: Sonia Adriana Moreira Marques

Aconteceu em Candiota no dia 22 de Junho às 19h no Sindicato dos Mineiros, uma assembleia de associados cujo objetivo era a fundação da ACAN: Associação dos Catadores Amigos da Natureza.
Segundo o relato da senhora Solange Abreu, a ideia surgiu a partir do movimento de um grupo de mulheres desempregadas que viram nesta ação uma possibilidade de renda partindo do aproveitamento da grande quantidade de lixo produzido no município e que hoje não é aproveitado.
Essa mobilização nasceu a partir dos princípios da Economia Popular Solidária, que sugere a integração de grupos onde todos trabalhem tendo em vista o bem comum e a melhoria da qualidade de vida, partindo da geração de renda resultante do trabalho desses grupos.
Segundo o vereador João Couto, esse movimento, que acontece há algum tempo em Candiota é de suma importância porque possibilita as populações menos favorecidas a geração de renda sem a necessidade de um patrão, as comunidades se organizam e trabalham em conjunto gerando uma renda que é resultado da participação de um grupo de trabalho.
Ressaltou ainda o referido vereador, que no ano passado aconteceu o I Seminário da Economia Popular Solidária em nosso município, que criou o Fórum Municipal de Economia Popular Solidária, cujo papel é desencadear o debate sobre o tema, fazendo surgir empreendimentos nesta área.
Estiveram presentes nesta assembleia, o prefeito Luiz Carlos Folador, o vereador Valmir Cougo, o secretário de Meio Ambiente Aroldo Quintana, a senhora Onice, representando a Secretaria de Assistência Social, o senhor Gildair Paixão, representando a Meioeste e vários representantes da comunidade.

O prefeito Luiz Carlos Folador incentivou a criação do grupo e falou da importância da mobilização da comunidade para geração de renda a partir da reciclagem do lixo e disse que a prefeitura se propõe a auxiliar no que for possível, desde que a associação, uma vez criada, realmente atue de forma organizada e consistente, visto que é muito fácil agregar pessoas, mas que às vezes é difícil mantê-las unidas diante de algumas dificuldades que geralmente surgem com o decorrer do tempo.
O vereador Valmir Cougo parabenizou a iniciativa do grupo, bem como a participação efetiva do vereador João Couto neste processo, lembrando que é muito fácil trabalhar quando há dinheiro e incentivo, e que extremamente difícil é trabalhar com a pobreza, com a dificuldade.




Por isso o vereador Valmir Cougo ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pelo vereador João Couto junto aos membros da ACAM, bem como de todas as pessoas envolvidas neste processo de fortalecimento da economia solidária em Candiota, visto que, isto é bem mais do que um projeto voltado à geração de renda e apoio às famílias carentes: é uma possibilidade de resgatar valores, fazendo com que as pessoas se sintam fortalecidas e capazes de lutar diante das próprias dificuldades, enfim, é um projeto que resgata a esperança no futuro diante das possibilidades que surgem quando há união e respeito entre as pessoas.
É inquestionável também, diante do momento em que vivemos, quando o Planeta nos pede constantemente socorro, que o trabalho da ACAN será muito importante pois obedece aos princípios dos 3Rs: reduzir, reciclar e reutilizar.
Precisamos estimular a necessidade do cuidado com a “MÃE TERRA” e este cuidado passa, com certeza pelo lixo que produzimos e o destino dado a ele.
Com o apoio da ACAN, do Poder Público, das escolas e da comunidade em geral, será possível investir, não somente na geração de renda a partir de mmaterial reciclável, mas especialmente numa tomada de consciência sobre a necessidade de demonstrar o amor que sentimos pelo nosso planeta com ações concretas e eficazes.
Sucesso aos componentes da ACAN!


Ainda sobre a ACAN...
Durante a assembleia que fundou a ACAN, após o pronunciamento das autoridades, foi feita a leitura do Estatuto da entidade, que foi debatido e aprovado pelos presentes, também foi eleita uma diretoria provisória que em um prazo de 180 dias (seis meses) deverá registrar a associação, elaborar uma proposta de regimento interno, apresentar esta proposta à assembleia dos associados para apreciação e aprovação, além de encaminhar as eleições da 1ª diretoria regular .

A diretoria provisória da ACAN está assim composta:

Presidenta: Soleci Macedo
Vice-presidenta: Solange de Abreu
1ª secretária: Lucimeri Elicker
2ª secretária: Rosângela de Oliveira
1º tesoureiro: Claudio Maciel Porto

Nenhum comentário:

Postar um comentário